Ação de Reembolso contra Plano de Saúde - Galvão & Silva
EnglishPortugueseSpanish

01 jul 2020 ∙ 2 min de leitura

Ação de Reembolso contra Plano de Saúde

Por Alex Johnathan

Ação de Reembolso contra Plano de Saúde

Ação judicial contra plano de saúde para obtenção de reembolso

O plano de saúde é indispensável para o ser humano, é uma forma de proteção para sua saúde sua e o seu ente querido. Ocorre que em alguns momentos da vida a pessoa pode necessitar de algum procedimento cirúrgico. Constatada essa necessidade a pessoa procura o seu plano de saúde visando que ela arque com todos os custos envolvidos.

Porém, o plano de saúde em diversas situações nega a autorização para cobertura de determinada cirurgia, procedimento ou tratamento. É nesse momento que o segurado deve ficar atendo, isto porque em diversas situações tal negativa é ilegal.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Mas o que fazer nessas situações? Bom, primeiramente, é preciso procurar um advogado especializado em direito à saúde, ele o profissional com maior capacidade de orientar sobre se tal negativa foi abusiva ou se está dentro das leis e conforme os atos normativos da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Em caso de ainda não ter realizado o procedimento, e estando ele com cobertura obrigatória pelo plano de saúde, o advogado poderá entrar com uma ação judicial e obter uma decisão liminar que obrigará o plano de saúde a arcar com o custo daquele procedimento médico.

A liminar é uma decisão prévia, em que o juiz poderá determinar que o plano de saúde arque com o tratamento ou procedimento. Muitas vezes essa liminar pode sair no mesmo dia, vai depender de cada caso.

Mas e se você já pagou pelo procedimento? Nesse caso, havendo previsão contratual ou sendo situações em que a jurisprudência já consolidou o entendimento de que o plano de saúde deve cobrir com o custo, o advogado irá entrar com uma ação judicial objetivando o reembolso da despesa tida pelo paciente.

O que se recomenda é que em caso de negativa pelo plano de saúde, consulte um advogado para saber se é devida ou não a cobertura pelo plano de saúde. Caso a situação tenha sido de emergência, ou urgência, e não dava tempo de procurar um advogado para resolver a situação, de modo que a pessoa pagou do próprio bolso pelo procedimento. Recomenda-se que procure um advogado especialista em plano de saúde.

Além disso, as limitações de cobertura médica, ainda que pactuadas de forma expressa no contrato de assistência à saúde, não podem prevalecer ante as hipóteses em que a continuidade do tratamento faz-se indispensável e eficaz para o restabelecimento da saúde do beneficiário do plano.

Assim, recomendamos que busquem o seu direito. Uma ação judicial poderá corrigir injustiças criadas pelas operadoras de plano de saúde. O reembolso, por meio de ação judicial, do valor pago diretamente pelo beneficiário do plano de saúde é uma situação extremamente comum de acontecer.

Em nosso escritório contamos com uma equipe com Advogados especialistas e capacitados em Direito Médico, com atuação em diversos casos para os mais diversos procedimentos médicos existentes. Em caso de negativa de qualquer procedimento procure um advogado especialista em saúde suplementar.

Veja mais assuntos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts relacionados

O plano de saúde negou medicamento indicado...

Por Galvão & Silva Advocacia

14 maio 2021 ∙ 2 min de leitura

Erro médico em prótese de silicone

Por Galvão & Silva Advocacia

10 maio 2021 ∙ 11 min de leitura

Cirurgia bucomaxilofacial negada pelo plano...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 dez 2020 ∙ 2 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2021 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.