MENU
Direito Digital

Receba agora o contato de um
Advogado Especialista

Ligamos Para Você
Galvão & Silva Advocacia - Foto Autor

Por Galvão & Silva Advocacia.
Atualizado em 28 de julho de 2019.

Escritório de advocacia de direito digital: como ele pode te ajudar?

Escritório de advocacia de direito digital: como ele pode te ajudar?

 

O escritório de advocacia de Direito Digital se encontra em crescimento no mercado, tendo em vista o avanço da tecnologia que vem impactando todas as áreas. Com o uso mais constante da internet e redes socais, diversos litígios jurídicos começaram a aparecer, por exemplo, uso indevido de imagem, desrespeito aos direitos autorais, propaganda enganosa de vendas de produtos via e-commerce, entre outros.

Por abranger diversas questões, está se tornando uma ótima opção para quem busca se resguardar e se manter protegido de todos os problemas que a navegação pela internet e assuntos ligados à tecnologia podem causar.

Quer conhecer melhor o que é o Direito Digital e suas atribuições? Então, continue sua leitura!

O que é Direito Digital?

O Direito Digital pode ser entendido como o conjunto de normas, aplicação e regulação das relações jurídicas feitas no âmbito digital. Ele cria padrões e regras para que as relações que acontecem no meio online ocorram de maneira respeitosa. Uma das principais finalidades do Direito Digital é impedir a prática de ações lesivas por meio da responsabilização do praticante pelos danos gerados.

Por ser uma área nova no segmento, ainda são poucas as normas que regulamentam a questão. No entanto, a cada dia aparecem mais dispositivos que versam sobre o tema. Atualmente, a principal regulamentação é o Marco Civil da Internet, que foi a primeira lei a tratar sobre a utilização da web no país, trazendo algumas garantias aos internautas, normatização sobre responsabilidade civil dos usuários e provedores e o oferecimento de uma nova regulamentação para os negócios digitais.

Como um escritório de advocacia de Direito Digital pode atuar?

Uma das principais dúvidas dos clientes é como um advogado especialista em Direito Digital pode ajudá-los. Conheça as principais atividades.

Âmbito criminal

Hoje um assunto que vem gerando grande repercussão são os crimes cibernéticos. Trata-se de um ilícito cometido na internet, seja por meio de uso da rede pública, privada ou doméstica, com diversos objetivos, como: promoção de furto de dados, implementação de softwares falsos, injúria e difamação, entre outros.

Podem trazer prejuízos e transtorno tanto a para pessoa física quanto para a pessoa jurídica, por exemplo, acesso a documentos confidenciais, dados bancários, extratos financeiros e demais. Em relação à injúria e difamação, pode afetar a credibilidade das pessoas e empresas diante de terceiros.

O recolhimento de provas eletrônicas, combate ao cyberbullying e prevenção da difamação online são só algumas das atividades que podem ser exercidas pelo escritório de advocacia de Direito Digital.

Esfera Civil

É uma das atuações mais amplas no meio digital. Nessa área, o advogado pode trabalhar no combate ao desrespeito à privacidade, intimidade e honra dos clientes, tendo em vista que a reputação, por exemplo, apesar de pouco discutida, é essencial na presença de pessoas online. Entre os campos mais movimentados nesse cenário, está o dano moral.

Consultoria

A consultoria engloba um pouco de tudo, por isso é interessante contar com um profissional que entenda todas as atividades relacionadas ao seu cliente. Trata-se de uma atuação preventiva, em que ele prepara o cliente para aquilo que possa acontecer, além de orientar a melhor forma possível de negociar, tratar os clientes no meio digital e trazer novas estratégias.

Contratos

É uma área interessante, que tem como finalidade ajudar quem precisa se proteger juridicamente no mercado. Podemos citar como exemplo as startups, que são empresas iniciantes, com baixo orçamento, mas com ideias e produtos inovadores que podem gerar lucro em pouco tempo, fazendo com que todos queiram comprar e contratar. Contratos de transferência de tecnologia também podem ser inseridos nessa área.

Compliance

O compliance atua no processo de análise de adequação das empresas à legislação geral e específica do setor, além de estar sempre atualizado quanto às discussões e publicações legais sobre o ramo.

Conseguiu entender a importância do escritório de advocacia de Direito Digital? com o auxílio dele fica mais fácil proteger questões pessoais, seu patrimônio ou informações corporativas, já que são profissionais qualificados para lidar com qualquer tipo de situação na espera judicial que verse sobre a navegação na web.

Quer se proteger quanto aos perigos da internet? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Tire suas dvidas com nossa equipe
Quero conversar sobre o meu caso

Receba agora o contato de um Advogado Especialista

Últimos artigos

Mais Lidos

Nossa Localização

© 2019 | Galvão & Silva Advocacia. Todos os direitos reservados.

Fechar

Precisa de ajuda jurídica?
envie uma mensagem

* Todos os campos são obrigatórios.

x

X
Carregando...
Feedback
×
×
×