Como contratar um advogado pela internet? Veja o passo a passo

Como contratar um advogado pela internet? Entenda mais sobre esse assunto

Por Galvão & Silva Advocacia

2 Comentários

9 min de leitura

como-contratar-um-advogado-pela-internet

Como contratar um advogado pela internet? Contratar esse profissional é a decisão mais importante quando você precisa de uma ajuda jurídica. Atualmente, com o avanço da tecnologia, você pode fazer isso de maneira simples pela internet.

No entanto, essa tarefa pode ser um pouco complicada caso seja a sua primeira vez. Contudo, muitos advogados digitais já conquistaram vários clientes oferecendo um trabalho de qualidade, e saber como contratá-los pode te ajudar com seu caso.

Então, se é isso que você procura, acompanhe este artigo e entenda como contratar um advogado pela internet de maneira segura e veja quais as vantagens de optar por esse serviço online!

O que é preciso para contratar um advogado pela internet?

O primeiro passo para contratar um advogado pela internet é entender como isso é possível. No Direito, existem várias áreas de atuação, e em algumas delas todo o procedimento pode acontecer de maneira eletrônica, como no caso da área Previdenciária. 

Deste modo, por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), o advogado pode atender e dar andamento em casos de qualquer lugar do país, sem a necessidade de estar presente no local. 

Atualmente, por meio de um Escritório Digital, um advogado online pode morar em São Paulo e atender um cliente de Santa Catarina, por exemplo. Afinal, cada advogado pode atuar em até 5 processos que não sejam de sua seccional, ou seja, casos fora do seu estado de moradia. 

Desta forma, a tecnologia facilita a vida de muitas pessoas que moram em lugares onde não são encontrados profissionais especializados para atendê-las. Com a internet, é possível romper as barreiras geográficas e buscar o melhor profissional para solucionar seu problema.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco

Como saber se o advogado é realmente confiável?

Hoje, contratar um advogado pela internet é muito prático e rápido, além de ser uma ação segura. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados, mas sem demasiadas complicações.

Basta pensar no que você faz quando decide fazer uma compra online ou contratar um serviço. Bem, antes de fechar negócio muitas pessoas pesquisam sobre o produto, a loja ou o profissional na internet.

Então, faça o mesmo com o serviço de advocacia que pretende contratar. Vale lembrar que esse procedimento é fundamental para evitar consequências indesejadas no seu caso. Nesse contexto, veja algumas sugestões de pesquisa que vão te ajudar a saber se o advogado é ou não confiável. 

OAB do advogado

Todos os advogados que desejam exercer a profissão precisam realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Quando aprovados, eles recebem um número de inscrição.

Deste modo, você consegue consultar o número da OAB do profissional que deseja no Cadastro Nacional dos Advogados. Contudo, caso não encontre pelo número, use o nome do profissional na busca.

Por exemplo, aqui no Escritório Galvão & Silva Advocacia, contamos com profissionais especializados e devidamente cadastrados na OAB. Ao contratar um dos nossos advogados, você encontrará sua inscrição no site da Ordem. 

OAB do escritório

Neste caso, você pode pesquisar também pelo número da OAB do escritório. Para isso, você deve realizar a busca no Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados. Assim, você verifica todas as informações sobre o escritório que deseja.

No entanto, vale ressaltar que cada estado tem sua própria OAB. Desta forma, cada unidade de federação realiza seus registros de advogados. Portanto, selecione a seccional do estado correto onde o escritório se encontra registrado.

Ligue agora e agende uma reunião.
(61) 3773.4196

Redes sociais e o site

Outra maneira de verificar se um advogado é confiável é por meio de suas redes sociais e do seu site. Então, acesse o portal do profissional e avalie informações como: missão, equipe, conteúdo da página, escritório, bem como se há filiais físicas, endereços e telefones.

Caso surja alguma dúvida no conteúdo online, não deixe de ligar e esclarecê-las. As redes sociais como o Instagram e o Facebook também apresentam informações importantes nesse sentido. Analise as publicações, informações da página, avaliações e recomendações.

Por fim, faça uma pesquisa no Google e verifique o endereço, canais de contato, horário de atendimento, avaliações, entre outros.

5 dicas para identificar se o advogado é bom ou ruim

Você já pesquisou e confirmou que o advogado é confiável, ou seja, que ele está apto para exercer a profissão conforme o portal da OAB, certo? Ainda assim, ficou em dúvida se ele é ou não um bom profissional? Então, veja nossas dicas para te ajudar com essa dúvida.

  1. Acesse o site do advogado

Um advogado que possua seu próprio endereço na internet, ou então colabore para algum blog ou coluna, demonstra que entende do assunto. Claro que somente isso não garante que o profissional seja qualificado, no entanto, é uma boa maneira de conhecê-lo melhor antes de decidir.

Além disso, verifique de que modo esse profissional se posiciona na internet. Com pequenos passos, você poderá tomar uma decisão mais assertiva quanto ao profissional mais adequado para seu caso.

  1. Confira as redes sociais

As redes sociais servem como uma maneira de avaliar se o profissional é bom. Fique atento às postagens, caso existam somente posts recentes com poucos engajamentos, isso pode ser um sinal vermelho. 

Mas, não use somente esse fator para se decidir. Mesmo assim, este é um critério relevante de como contratar um advogado pela internet com segurança, visto que perfis com posts recentes e pouco engajamento podem ser fakes. 

Deste modo, verifique se há constância em suas publicações, se existe um número mínimo de seguidores e o tempo das primeiras postagens. Caso identifique um perfil que segue muitas pessoas, mas possui poucos seguidores, desconfie.

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco
  1. Pesquise sobre a carreira do profissional

Outra maneira de descobrir se o advogado é realmente bom é pesquisando onde ele estudou, trabalhou e quais as especializações que ele já fez, assim como se já ganhou ou perdeu muitos casos, entre outros fatores.

Embora os advogados não garantam a vitória no processo, com essa pesquisa você consegue identificar os tipos de casos que o profissional teve sucesso. Assim, se conhecer clientes que ele já atendeu, pergunte sobre o atendimento.

Além disso, colocar o nome do profissional na barra de pesquisa do Google vai te trazer notícias existentes sobre o advogado. Desta forma, você identifica se ele está envolvido com alguma situação comprometedora. 

  1. Confira o site “Reclame Aqui”

O “Reclame Aqui” se trata de uma das maiores plataformas de avaliação de usuários. Lá, clientes avaliam serviços e empresas de todo tipo, inclusive, advogados. Por isso, acesse o site e busque por referências sobre o profissional. Assim, você saberá se ele é honesto e qualificado para o seu caso.

  1. Avalie o atendimento do advogado

Um bom profissional é aquele que oferece um atendimento de qualidade do começo ao fim do processo. Portanto, antes mesmo de marcar um encontro, contate por e-mail, chat ou telefone e analise o atendimento que receberá.

Embora seja difícil perceber a cordialidade completa do profissional deste modo, é uma ação que complementa as demais e te ajuda a verificar se o advogado é prestativo e cordial. Por isso, analise se ele esclarece suas dúvidas, saiba os valores que ele cobra e veja se ele te responde com atenção.

Ligue agora e agende uma reunião.
(61) 3773.4196

Como acontece o envio da documentação necessária?

Atualmente, o Processo Eletrônico permite a dispensa do envio dos documentos originais e muitos tribunais do país já adotaram esse recurso. Deste modo, você envia todos os documentos digitalizados. 

Isto é, basta fotografar os documentos e enviar por e-mail para o advogado. Simples assim. Além disso, em muitas causas não existe a necessidade de audiência. Desta forma, até mesmo a ida até o fórum é dispensada. Uma vez que somente provas documentais já bastam em várias questões jurídicas.

5 Vantagens de contratar um advogado pela internet

Hoje as pessoas valorizam a praticidade e buscam pela economia. Desta forma, a contratação de advogados online cresce no país, já que todo o procedimento é simples, rápido e fácil. 

Afinal, você percebeu como contratar um advogado pela internet pode ser uma ação segura ao pesquisar sobre o profissional antes. Assim, escolher um profissional desta forma apresenta suas vantagens, veja as principais a seguir.

  1. Economiza tempo

Como você não precisará ir até um endereço físico e poderá resolver tudo de forma online, em qualquer momento, optar pelo advogado online garante mais tempo para resolver outras questões da sua vida.

  1. Garantia de contrato

Como toda conversa é armazenada e gravada, você consegue consultar os termos combinados a qualquer momento. Assim, você possui uma garantia do que foi contratado. 

Fale com um advogado especialista.
Fale conosco
  1. Processo Digital

Todo o processo ocorre de maneira eletrônica. Deste modo, você evita a necessidade de tirar xerox ou carregar pilhas de documentos até o seu advogado. Afinal, tudo será feito online por meio de documentos digitalizados, facilitando todo o processo.

  1. Fácil atendimento

Nada de trânsitos ou horas esperando para ser atendido no escritório. Uma vez que o atendimento será realizado pelo celular, seja por e-mail ou WhatsApp, facilitando e agilizando todo o atendimento.

  1. Atendimento eficiente

Um bom advogado responderá suas solicitações em tempo hábil. Fuja daqueles que te respondem dois dias depois que você enviou uma mensagem. O profissional online precisa garantir um atendimento eficiente, característica buscada ao contratar um advogado pela internet.

Quanto custa uma consulta online com o advogado?

O valor dos honorários de um advogado depende do caso, assim como o valor de uma consulta. Afinal, vários fatores são incluídos para definir esta quantia, como a especialidade, por exemplo. Contudo, existem consultas que vão de R $400,00 até R$2.000,00.

Em relação a como contratar um advogado pela internet gratuitamente, só é válido para famílias de baixa renda por meio da Assistência Judiciária Gratuita. No entanto, para isso você precisará ir até a OAB da sua cidade e se informar sobre este convênio. Assim, se você ou sua família tiver o direito a este benefício, o Estado arcará com todo custo do processo.

Conclusão: Como contratar um advogado pela internet

Agora, seguindo essas recomendações, ficou mais fácil contratar um bom advogado pela internet, não é? Afinal, hoje, além de comprar mercadorias pela internet, muitos profissionais realizam todo o atendimento de forma remota.

Desta forma, nosso escritório atende pela internet e conta com profissionais experientes e especializados para atender às suas necessidades. O Escritório Galvão & Silva Advocacia se trata de um escritório com mais de sete anos de existência, dispondo da expertise necessária para um deslinde célere e descomplicado do seu caso.

Então, se você precisar de um advogado para tratar da sua demanda, entre em contato com a nossa equipe. Temos profissionais qualificados para atender seu caso!

Leia também:

O que é um advogado especializado

Como proteger sua empresa contra fraudes de pagamentos digitais

Entenda como funcionam os processos judiciais

5/5 - (3 votes)

Publicado em 28 set 2022

2 respostas para “Como contratar um advogado pela internet? Entenda mais sobre esse assunto”

  1. Eveline disse:

    Adorei o conteúdo, muito esclarecedor!

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Melhor Advogado do Brasil

Por Galvão & Silva Advocacia

15 nov 2022 ∙ 12 min de leitura

Contrato de mútuo: Qual é o significado?...

Por Galvão & Silva Advocacia

31 out 2022 ∙ 8 min de leitura

Embriaguez ao volante: O que caracteriza?...

Por Galvão & Silva Advocacia

10 out 2022 ∙ 9 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 14 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
©2022 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem?
Clique aqui e converse
com um especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.