Como confiar em um advogado?

Como confiar em um advogado?

Por Galvão & Silva Advocacia

0 Comentários

9 min de leitura

como-confiar-em-um-advogado

A escolha de um advogado para lhe representar é indubitavelmente essencial. Em geral, as pessoas buscam por este profissional em momentos delicados. Ainda, além da situação delicada, questionam-se: como confiar em um advogado?

Afinal, você estará escolhendo um profissional para agir em seu nome e te defender em determinadas situações. Por isso, como você concederia tanto poder a uma pessoa que não confia, não é? Para isso, é fundamental decidir por um profissional confiável. 

Mas, como fazer isso? Neste artigo, explicamos algumas dicas e estratégias para quem busca um profissional confiável para direcionar seu caso e resolver sua questão da melhor maneira. Confira!

Fale com um advogado especialista.

Como confiar em um advogado? 3 fatores que merecem sua atenção!

De fato, escolher o melhor advogado para o seu caso é uma escolha individual, a qual precisa ser analisada conforme o contexto específico e não genérico. Por outro, há alguns fatores que merecem sua atenção na escolha de um advogado de confiança. 

Além disso, existem muitas questões que devem interferir em sua decisão. Dentre elas, destacamos a seguir 3 fatores importantes: Segurança, capacidade técnica e preço. 

Segurança

Em geral, as pessoas só lembram do advogado em situações problemáticas, como durante um processo, dúvidas polêmicas ou na elaboração de documentos técnicos, por exemplo. Nesses momentos algumas pessoas não dispõem de tempo para escolher o melhor profissional.

Enquanto precisa resolver o problema, também se pergunta como confiar em um advogado. Isto posto, existem alguns fatores que aumentam sua segurança na hora de decidir pelo profissional mais adequado. A seguir, detalhamos alguns pontos para uma decisão mais assertiva, veja:

Transparência no atendimento

Para construir uma relação com confiança, um atendimento transparente é fundamental. Isto é, verifique se o advogado consegue explicar claramente o que ocorre em seu caso, analisando exatamente seu problema e se mostrando apto a solucioná-lo.

Ligue agora e agende uma reunião.

Advogado ou escritório de advocacia

Muitas vezes, o cliente não escolhe por um profissional, mas sim um escritório de advocacia, pois existem vários advogados especializados em diferentes áreas e capazes de atender questões diversas.

Afinal, é muito comum que o cliente já possua um advogado em quem confia. No entanto, pode não ser especialista na área em que a pessoa precisa no momento. Portanto, ao escolher por um escritório, a segurança será maior, já que poderá ter mais de um profissional atuando em seu caso.

Portfólio e apresentação

Como confiar em um advogado? Pesquise na internet, confira seu site e suas redes sociais. Deste modo, você encontrará muito material sobre o profissional ou o escritório que deseja contratar.

Caso não encontre informações sobre o profissional, fique atento, pois ele pode não ser um profissional seguro. Ainda, solicite uma apresentação eletrônica por e-mail para entender melhor sobre os serviços que o advogado oferece, bem como sua área de atuação.

Conhecimento da causa

Embora pareça complicado, visto que, normalmente, o cliente não possui o conhecimento técnico do profissional, busque analisar o conhecimento do advogado no assunto. Além disso, busque informações sobre o que ele está lhe informando antes de fechar o negócio.

E, por falar em fechar o negócio, verifique se a relação contratual será formalizada por um contrato escrito. Assim, você terá mais segurança na contratação dos serviços.

Este profissional é mesmo advogado?

Por fim, faça uma pesquisa se a pessoa que está se oferecendo como advogado é realmente o que dizer ser. Para isso, acesse o site da OAB e pesquise no cadastro nacional de inscritos o nome do profissional ou número da OAB e o estado. 

Fale com um advogado especialista.

Capacidade técnica

Como confiar em um advogado? Precipuamente, observe sua capacidade técnica. Para isso, confira a seguir alguns itens que destacamos como maneira de exteriorizar o conhecimento que o profissional possui. 

Produção acadêmica

Uma das maneiras de saber quanto aquele profissional conhece de determinado assunto se refere aos projetos acadêmicos que ele já fez ou participou. Por exemplo, advogados escrevem artigos, livros ou outros materiais relevantes com conhecimento sobre vários temas.

Há, ainda, advogados que conciliam a advocacia com o magistério. Assim como existem profissionais colunistas ou que distribuem e propagam conhecimento jurídico, como o site da Galvão & Silva Advocacia, por exemplo.

Participação em entidades

No mundo jurídico, existem vários locais próprios para discussão de temas da área cuja finalidade é trocar informações entre os profissionais e, assim, aprimorarem-se em diversos segmentos.

Nesse contexto, existem vários locais destinados ao incentivo da pesquisa e discussão de assuntos jurídicos que muitos advogados, juízes, promotores e outros profissionais participam. 

Por isso, analise se o advogado em questão participa de Comissões da OAB, Associações de Advogados ou de outros grupos e núcleos de pesquisa, principalmente em universidades. Estes fatores te ajudarão a escolher um advogado confiável. 

Ligue agora e agende uma reunião.

Cursos, seminários e simpósios

Outro indício de um advogado confiável é aquele profissional atualizado. No Brasil, muitas leis são criadas e transformadas diariamente. Portanto, o acompanhamento das novidades jurídicas é fundamental para saber se aquele advogado é o melhor para seu caso.

Isso porque ninguém busca um profissional defasado. Nesse sentido, uma boa dica é verificar o LinkedIn do profissional e verificar se ele participa de seminários, simpósios ou cursos. 

Especialidade

Para escolher um advogado confiável, a especialidade do profissional também conta. Isso porque é mais indicado escolher um advogado especialista no assunto que você precisa. Por exemplo, se precisa de defesa em uma ação trabalhista, busque um advogado especializado em Direito do Trabalho.

Vale ressaltar que, em um escritório de advocacia existem vários advogados especialistas. Por isso, ao contratar um escritório você contará com muitos especialistas e isso pode beneficiá-lo ainda mais, visto que é comum uma causa envolver mais de uma área do Direito. 

Preço

Não tem como desconsiderar a questão do preço na hora de contratar algum serviço, mesmo se tratando de um serviço jurídico. Isso porque não tem como confiar em um advogado que cobra valores exorbitantes ou tão abaixo do mercado.

Vale lembrar que existem muitas formas de contratar um advogado, seja por causa isolada, por mês, por hora, por ato, à vista ou parcelado, enfim. É importante se informar com o profissional ou o escritório sobre as alternativas de pagamento para seu caso específico.

As empresas, por exemplo, preferem contratar um serviço de assessoria jurídica. Nesta modalidade, o pagamento é mensal e supre todas as necessidades do cliente, sem precisar buscar contratações pontuais, economizando e facilitando as questões jurídicas.

Fale com um advogado especialista.

Como saber se um advogado é de confiança?

É normal que muitas pessoas busquem como confiar em um advogado, visto que ao precisar de um, não sabemos quase nada sobre ele. Na prática, existem alguns fatores que você viu acima que podem te ajudar neste desafio.

Além disso, detalhamos algumas dicas para te ajudar a contratar um advogado de confiança. Isto é, se tratam de estratégias que servem em várias situações. Acompanhe a leitura!

Onde buscar um advogado de confiança?

Além da indicação de amigos, existem várias maneiras de encontrar um advogado de confiança. Por exemplo, você pode entrar em contato com empresas e associações e buscar recomendações, ou realizar contato direto com os escritórios.

Apesar de ser uma profissão bastante tradicional, a advocacia se encontra no mundo digital. Isso significa que você poderá encontrar excelentes profissionais em sites, blogs e redes sociais. Todos esses espaços te ajudam a encontrar um profissional qualificado para defender seu caso.

Aproveite a consulta grátis

Você sabia que muitos profissionais oferecem uma consulta inicial sem custos? Aproveite essa consulta para verificar se o advogado é confiável como diz ser. Use essa reunião para observar sua maneira de se comunicar, sua relação com os clientes e sua honestidade.

Algumas pessoas conseguem identificar se uma pessoa é confiável apenas em alguns minutos de interação. Isso porque existem alguns traços de personalidade que entregam o caráter. 

Por exemplo, observe se o profissional olha em seus olhos ao falar com você e se tem segurança e conhecimento sobre o que fala. Além disso, pergunte que tipo de casos ele já defendeu e se já teve experiências com seu problema.

Ligue agora e agende uma reunião.

Cuidado com o otimismo

De fato, ser otimista é uma qualidade. No entanto, quando o advogado não informa risco ou minimiza os custos associados ao caso, tome cuidado. Isso porque ser otimista demais não é um bom sinal. 

Afinal, o advogado não pode garantir um resultado positivo mas sim ser realista quanto ao caso. Mesmo que ele acredite que ganhará a causa, precisa informar sobre os riscos existentes. Em outras palavras, o otimismo é importante, mas em excesso se torna negligência. 

Verifique se o advogado é completo

Os melhores profissionais são completos, ou seja, estão preparados para resolver qualquer assunto conforme sua área de especialidade. Isso não quer dizer que ele entende tudo, mas que terá sempre alguém em sua equipe para lhe atender.

Além disso, confira se não há problema ao chamá-lo durante o caso para discutir dúvidas que possam surgir. Afinal, a comunicação é um elemento essencial e alguns advogados acabam se esquecendo disso.

Para te ajudar, veja algumas perguntas que você pode fazer durante o primeiro contato e entender como confiar em um advogado:

  • Receberei atualizações frequentes sobre a condição do caso, por escrito ou por telefone?
  • O profissional será o principal ponto de contato ou a comunicação será feita por outra pessoa?
  • Poderei opinar nas decisões importantes do processo?
  • Terei acesso a todas as opções e possibilidades antes de decidir?

Vale a pena contratar um advogado comunicativo e que dê atenção às dúvidas e preocupações. Assim, a relação de confiança se constrói. 

Como escolher um advogado de confiança para seu caso?

Como confiar em um advogado, afinal? Tenha em mente os 3 principais fatores que citamos aqui: segurança, capacidade técnica e preço. 

Ao conciliar estes 3 elementos, você escolherá um advogado de confiança para seu caso. Afinal, um bom profissional não é aquele que apenas possui amplo conhecimento em determinada área mas sim aquele que tem capacidade de se comunicar e ter atenção com suas preocupações.

Além disso, as maneiras que exemplificamos neste conteúdo te ajudarão a encontrar um advogado qualificado e de confiança. No entanto, prefira escritórios de advogado em vez de um profissional que atua sozinho.

Isso porque, ao optar por escritórios, como a Galvão & Silva Advocacia, você encontrará advogados capacitados a operar em diversas áreas do direito. Deste modo, cada um atua na sua especialidade. Além disso, caso ocorra algum imprevisto com seu advogado, terá outro no escritório para dar continuidade ao seu caso.

Por isso, se você busca um advogado de confiança e qualificado para te atender, entre em contato agora mesmo. A Galvão & Silva conta com profissionais capacitados para atenderem seu caso e resolver suas necessidades!

Leia também: 

Advocacia para casos internacionais

Como escolher o melhor escritório de advocacia? 

5/5 - (1 vote)

Atualizado em 18 de janeiro de 2023

Deixe um comentário ou Sugestão:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escritório bem avaliado

Temos uma reputação global por fornecer serviços jurídicos excepcionais.

Posts relacionados

Advogado em Goiânia

Por Galvão & Silva Advocacia

06 fev 2023 ∙ 11 min de leitura

Advogado administrativo em Brasília –...

Por Galvão & Silva Advocacia

25 jan 2023 ∙ 11 min de leitura

Como contratar um advogado particular?

Por Galvão & Silva Advocacia

23 jan 2023 ∙ 8 min de leitura

Posts recomendados

Divórcio Extrajudicial de forma Simples e...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 fev 2020 ∙ 5 min de leitura

Entenda o que é Inventário, e para que...

Por Galvão & Silva Advocacia

23 maio 2019 ∙ 3 min de leitura

Entenda como funciona um Inventário de forma...

Por Galvão & Silva Advocacia

28 jan 2019 ∙ 14 min de leitura

Onde nos encontrar

Sede principal - Venâncio Shopping

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900

Onde nos encontrar

Águas Claras

Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino.
© 2023 Galvão & Silva - Todos os Direitos Reservados.
Entrar em contato pelo WhatsApp
✓ Válido

Olá, tudo bem? Clique aqui e agende uma consulta com o especialista.
Formulário de whatsapp
Ligar
Auarde um momento enquanto geramos o seu protocolo de atendimento.