

O que é aposentadoria?
Aposentadoria é um benefício previdenciário que o contribuinte por preencher alguns requisitos exigidos em lei. Normalmente, a pessoa se afasta do trabalho após se aposentar, porém em alguns casos é permitido continuar na atividade laboral mesmo estando aposentado.
O objetivo principal da aposentadoria é proteger os indivíduos que não possuem mais condições de trabalhar por se encontrar em idade avançada ou incapacitada para o trabalho devido problemas de saúde.
Existem várias espécies de aposentadoria que variam de acordo com as profissões exercidas por cada indivíduo, a análise de cada tipo de aposentadoria depende da atividade exercida pelo contribuinte, grau de insalubridade, risco à saúde ou se enquadra como produtor de pequena propriedade rural.
A aposentadoria é um benefício custeado pela previdência social, seja ela privada, Regime Próprio da Previdência Social – RPPS, ou pública, Regime Geral da Previdência Social – RGPS, com o fim de prevenir riscos financeiros futuros dos contribuintes, além disso, a participação é obrigatória para todas pessoas que exercem atividade laboral, ou seja, quem trabalha tem que contribuir para previdencial social.
Além da aposentadoria, a previdência social também é responsável pelos seguintes benefícios sociais:
- Salário-família
- Salário-maternidade
- Auxílio-doença
- Auxílio-acidente
- Auxílio-reclusão
- Pensão por morte
- Entre outros benefícios.
A contribuição social paga pelo trabalhador é recebida pelo INSS, órgão administrado pelo Ministério da Previdência Social, assim, é fácil compreender que o INSS administra os recolhimentos e aprova ou nega a concessão de benefícios pela via administrativa.
No entanto, é possível que o INSS negue um benefício ao cidadão e nessa situação nasce a possibilidade da pessoa que teve o seu benefício negado entrar com ação judicial na tentativa de reverter a decisão.
Destaca-se que ato de indeferimento, negativa, na solicitação dos benefícios pelo INSS tem se tornado corriqueiro nos dias de hoje.
Quais são os requisitos para concessão de aposentadoria?
Os principais requisitos para concessão de aposentadoria é o período de carência mais a idade miníma do contribuinte, que são variáveis de acordo com a espécie de aposentadoria que se pretende adquirir.
O período de carência é a quantidade mínima de meses contribuídos exigidos para determinados benefícios previdenciários.
Tipos de Aposentadorias
Existem várias modalidades de aposentadorias que foram criadas e passaram por diversas mudanças com o decorrer do tempo para atender os anseios da sociedade.
Aposentadoria Por Idade
A idade miníma para concessão do benefício para homens é a partir de 65 anos de idade e para mulheres a partir de 60 anos de idade, com exigência de período de carência, que são de 180 meses desde 2011, ou seja, comprovação de 15 anos de contribuição.
Os requisitos da aposentadoria por idade se diferenciam para trabalhadores rurais que exercem atividade em regime de economia tais como; produtores, pescadores artesanais, garimpeiros e indígenas. Sendo 55 anos de idade para mulheres e 60 anos de idade para homens mais o período de carência, que nesse caso, é a comprovação de 180 meses de prática de atividade rural em regime de economia familiar.
Aposentadoria Por Tempo De Contribuição
A aposentadoria por Tempo de Contribuição é direito do segurado que contribuiu por 35 anos, caso seja homem, ou 30 anos, caso seja mulher, nessa modalidade não se exige idade mínima para concessão do benefício.
A exceção a essa regra ocorre no regime privado da previdência social, que é no caso do professor, que tem redução de 5 anos, sendo 30 anos de contribuição para homens e 25 anos para mulheres, desde que comprove tempo de efetivo exercício, exclusivamente, em função de magistério na educação infantil, ensino fundamental ou médio.
Por último, com o advento da Lei Complementar n.º 142/2013, temos a possibilidade da Aposentadoria por Tempo de Contribuição para Pessoa portadora de Deficiência, que varia de acordo com o grau de deficiência.
Para homens quando o grau de deficiência for grave será de 25 anos, moderada, 29 anos, leve, 33 anos de tempo de contribuição. Já para as mulheres quando o grau deficiência for grave será de 20 anos, moderada, 24 anos e leve de 28 anos de tempo de contribuição.
Aposentadoria Especial
A aposentadoria especial é uma vantagem dada a determinados profissionais que atuam em ambiente de insalubridade, onde existem agentes nocivos à saúde.
São exemplos de condições nocivas à saúde:
- Contato com produtos químicos;
- contato com material biológico;
- manipulação de instrumentos cortantes, inflamáveis ou elétricos;
- Ruídos altos;
- Exposição à doenças infectocontagiosas;
- exposição à radioatividade;
- altas ou baixas temperaturas artificiais;
- materiais físicos que ofereçam prejuízos à saúde.
Além das circunstâncias acima elencadas, existem outras inúmeras situações de exposição à agentes nocivos no ambiente de trabalho. O tempo de atividade insalubre exigido para aposentadoria é, em regra, 25 anos.
No entanto, em alguns casos é exigido um tempo menor devido à exposição maior aos agentes nocivos, um exemplo é o caso dos profissionais que trabalham em subsolo na extração de minério, na frente do serviço. Neste caso, os segurados se aposentam com 15 anos de atividade insalubre.
Aposentadoria Por Invalidez
A aposentadoria por invalidez é o benefício concedido ao contribuinte que mesmo não preenchendo os requisitos de idade e tempo de carência faz jus ao gozo do benefício por estar incapacitado para o trabalho devido a doenças ou acidentes.
Tal benefício é uma medida imediata ao cidadão que não se encontra incapacitado para o labor. No entanto, o grau de incapacidade do contribuinte será constatada por uma avaliação médica marcada pelo INSS que verificará o grau de incapacitação e o tempo em que ela existirá.
O grau de incapacidade pode ser avaliado como:
Permanente e parcial: no caso do profissional que sofreu algumas limitações mas não está impossibilitado para o trabalho, neste caso, concede-se auxílio acidente, com valor reduzido para compensação das possíveis limitações;
Permanente e total: concede-se aposentadoria por invalidez, no caso do profissional não ter mais condições de trabalhar pelo resto da vida;
Temporário com incapacidade: concede-se auxílio-doença, por um período de tempo determinado até a reabilitação do profissional, ou seja, até se tornar apto para voltar a trabalhar.
Em todos os casos, existem a possibilidade do INSS exigir uma reavaliação do grau de incapacidade, em qualquer tempo, para verificar se o cidadão ainda está incapacitado para voltar ao trabalho.
Gostou de saber mais sobre o Direito Previdenciário? Então siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades do mundo jurídico.
Ficou com mais alguma dúvida?
Precisa de orientações de um Advogado Especialista em Direito Previdenciário?
Entre em contato e agende uma consultoria especializada!
Precisa de um advogado especialista?
Nosso escritório de advocacia conta com uma equipe qualificada de advogados especializados em cada área do direito, sempre em busca de soluções céleres, financeiramente vantajosas e menos desgastantes. Fale conosco agora mesmo.
Artigos
- Últimos postados
- Ver todos ➝

Isenção de Imposto de Renda por Fibrose...
São várias as doenças que dão direito a isenção, como, por exemplo, a doença por Fibrose Cística que Isenção de Imposto de Renda por Fibrose Cística, mas apesar do direito adquirido o ganho da isenção do Imposto de Renda não vem de forma simples. É necessário procurar um médico,...

Violência Doméstica contra Crianças e...
Os primeiros anos de vida de uma criança são decisivos para o seu melhor desenvolvimento, para que ela construa a sua personalidade e o seu modo de se relacionar com outras pessoas. Tendo em vista isso, é de suma importância que a criança esteja cercada por relações afetivas, acolhedoras e...

Violência doméstica infantil
A violência doméstica infantil vai além de marcas no corpo, ela é irreversível, machuca e causa danos psicológicos graves – pode desencadear depressão, fobias, transtornos, automutilação e até levar ao suicídio. Na maioria das vezes, esses são sintomas que são levados para toda uma...

Violência Doméstica Contra a Mulher
A violência doméstica contra a mulher não distingue classe social, etnia, religião, raça, idade e grau de escolaridade. Todos os dias, infelizmente, mulheres, crianças e adolescentes sofrem com a violência doméstica. Independentemente de quem seja o agressor, é muito importante que ele seja...

Isenção de imposto de renda por...
São várias as doenças que dão direito a isenção, mas apesar do direito adquirido o ganho da isenção do Imposto de Renda não vem de forma simples. É necessário procurar um médico, de preferência do serviço público, e solicitar um laudo pericial que ateste a gravidade da doença e...

Advogado especialista em recuperação...
Recuperação judicial. Você sabe o que é isso, ou tudo o que pode envolver? Sabe a importância de todo o devido processo legal a ser respeitado, dos passos que envolvem serem meticulosamente impetrados? Se a sua resposta for não para alguma dessas perguntas (não se preocupe, é muito mais...
Onde nos encontrar

SCS Quadra 08, Venâncio Shopping, Bloco B-60, 2º Andar, Salas 203 e 204 – Brasília-DF CEP: 70.333-900
Ver no mapa
Rua das Pitangueiras 02 Águas Claras Norte - Brasília DF, Lote 11/12, Edifício Easy, Mezanino
Ver no mapa
Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
✖

Entre em contato
Receba nosso contato personalizado
Suas informações estão seguras
Deixe-nos uma mensagem.
Nós podemos te ajudar!
Suas informações estão seguras
Comentário ( 0 )