Dicas de Livros

O Advogado – John Grisham

O Advogado em Brasilia

O Advogado – John Grisham
Titulo Original: The Street Lawyer
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
Editora: Rocco
Páginas: 352
ISBN: 85-325-0891-X
Ano: 1998
Categoria: Thriller Jurídico


Sinopse: Um encontro violento com um sem-teto faz com que Michael, um advogado talentoso em ascensão, descubra segredos terríveis sobre a empresa em que trabalha. Assim, torna-se um advogado para os desabrigados, os sem-teto, um advogado de rua.

Resenha: Ao ler esse livro, se não fosse pela pitada de ação e tribunais que o Grisham tempera tão bem em seus livros, eu poderia considerar esse romance uma obra dramática. Ao mesmo tempo ele consegue passar um pouco do que é ser um morador de rua, um sem-teto, um Zé Ninguém, que miseravelmente vaga pelas ruas sem nome e sem dignidade.

Nesse romance, é bem visível a intenção do escritor de ser contra leis com o objetivo de ‘criminalizar’ quem dorme nas ruas. Afinal, quem tem culpa de não ter onde morar? Quem tem culpa de viver pedindo esmolas e viver de míseras doações? Mesmo que alguns deles tenham culpa pela situação em que vivem, é certo achar que eles não podem existir?

Sob essas reflexões, John Grisham, através de sua ficção, deixa entender sua insatisfação com o governo de seu país por, apesar de ser a maior economia do mundo, não conseguir o mínimo de decência para todos seus habitantes, ou em outras palavras, um lar.

Desejo boa leitura a quem o ler. E que um dia esse mal que consome o mundo inteiro possa um dia acabar.

Por: Mad Jr

O Advogado – John Grisham
5 (100%) 2 votos