Artigos

Advogado trabalhista: como escolher um bom profissional na área?

Frequentemente recebemos e-mails de vários locais do Brasil perguntando como escolher um bom advogado trabalhista, quais são suas características e principais requisitos.

No escritório Galvão & Silva, contamos com uma equipe extremamente competente de advogados trabalhistas que refletem aqueles valores que acreditamos ser essenciais na área. Por isso, fizemos uma lista das características que consideramos mais importantes na hora de contratar um profissional para as causas trabalhistas.

advogado trabalhista brasília df

A subjetividade de um “bom advogado trabalhista”

É verdade que a ideia de um bom advogado trabalhista é subjetiva e pouco precisa. Não é possível determinar um modelo universal de bom advogado que sirva para todas as situações, mas existem características que aumentam muito as suas chances de ter uma boa experiência no sistema judiciário.

Advogados trabalhistas precisam entender da área

Entre todas as áreas do direito, é possível que a trabalhista seja a mais cheia de regras próprias que destoam, em grande medida, daquilo que está colocado na lei. Dado o gigantesco volume de processos, as características políticas que influenciam a área e uma série de aspectos externos, um bom advogado trabalhista é aquele que conhece a justiça do trabalho em sua realidade, e não em seus livros.

Aqui no escritório Galvão & Silva, ouvimos muitos casos sobre pessoas que contrataram advogados não acostumados a trabalhar na área e sofreram muito mais do que era necessário. É importante certificar-se que a sua causa não serve como uma “aventura em outra área” para o profissional que representa você.

Experiência faz diferença

Especialmente no direito trabalhista, a experiência faz toda a diferença. Um bom advogado trabalhista conhece as particularidades não apenas da área, mas da região onde se encontra, seus magistrados e os julgados mais utilizados.

Estes conhecimentos específicos influenciam significativamente não apenas no sucesso de sua causa, mas na capacidade de fazer com que ela siga de maneira mais ágil na justiça – uma das grandes preocupações atuais, dada a morosidade do sistema.

advogado trabalhista brasília df

Resultados vs. pleitos

Um bom advogado trabalhista não necessariamente é aquele que promete dezenas e mais dezenas de fatores que podem ser cobrados a favor do trabalhador contra seu empregador. Pelo contrário: o advogado competente é aquele que foca nos fatores juridicamente plausíveis para seu cliente.

Dê preferência para escritórios que respeitem sua compreensão e seu nome frente à justiça, focando-se naquilo que é justo, e não apenas citando uma série de características que nem mesmo se encaixam em sua situação.

Compreensão e comunicação do problema

Na área do direito, é muito comum que excelentes profissionais tenham grande dificuldade de comunicação de assuntos jurídicos fora dos termos tipicamente utilizados na profissão, o famigerado “juridiquês”.

Nestes casos, mesmo com um grande conhecimento técnico sobre o assunto, a dificuldade de comunicação pode virar um problema de atendimento do cliente, que acaba levando a frustrações.

É absolutamente importante que o cliente sinta que seu advogado efetivamente entende suas preocupações, seus anseios, e que representa seus interesses de maneira sincronizada. Trata-se de um fator essencial que costuma ser deixado de lado, mas deve ser observado desde o início da relação com o escritório.

 

O Galvão & Silva é um escritório full-service, com uma competente equipe de advogados trabalhistas em Brasília que defende os direitos de empregados e servidores públicos de diferentes categorias profissionais. Ao longo de nossos anos de experiência, entendemos quais são as necessidades do trabalhador, oferecendo o melhor resultado para suas demandas e disputas.

Advogado trabalhista: como escolher um bom profissional na área?